sábado, 25 de agosto de 2012

Intenção e Vida

Qual será a ligação entre os dois? Os segredos estão sempre nas
intenções. Após alcançar essa resposta pode-se perguntar quais as razões
de ser dessas intenções? A que estão ligadas?


Intenção está ligada a um número realmente interessante de conceitos
filosóficos: vida, consciência, tempo cujo o futuro a tem como essência,
subliminaridade da subjetividade, predominância da subjetividade sobre a
vida de todos, pontos comuns entre todos estes citados e o consciente
coletivo, o que é da mesma forma válido para todos como sendo uma só
coisa. Desse modo o subjetivo passa ao comum, o que erroneamente
pensa-se como não subjetivo. É então a principal ligação entre o nosso
ser e as ações da realidade.

 Um vírus é vida ou não é vida? Um programa de i.a., uma célula única separada do corpo, um disfunção autopropagadora seria uma forma de vida? Aqui as coisas ficam mais improváveis. O ponto é que o que se classifica como sendo vida ou não vida pode variar tanto que por vezes pode-se supor que tudo é de alguma forma vida. Vida seria relacionado apenas a reprodução ou ao fato dela se auto-manter? O ecosistema terrestre não seria todo uma vida por possuir tantos métodos para se manter? Talvez sistemas que se reproduzem e assim mantêm-se tb sejam vida. Há uma visão filosófica clássica que diz que tudo está vivo. O ar, a terra, as pedras, o céu... eu não chegaria a esse extremo por achar que seja condicionado a caracterização sistêmica: a definição de vida. A descrição que for usada de vida e aceita deverá ser aplicada rigidamente mesmo que se aplique a pedras ou gases. A minha pergunta é se o problema nisso está em ser funcional ou é visto como dificuldade apenas por envolver um paradigma.

Inteção porém vem da consciência mas se uma molécula chega a se reproduzir e adquirir outros elementos químicos para isso então pode-se dizer que ela tem pelo menos uma intenção. Assim dessa forma então a intenção é determinada pela ação em relação ao sistema que a provoca envolvendo a realidade atemporal.

Atemporal: tendemos a ver o mundo de forma achatada como se só o presente existisse. Na verdade tudo se constitui de passado e futuro. O presente é um ponto de vista. É assunto longo e então fica aberto a discussões. Ação em relação ao passado e futuro desenha uma linha tendencial e a intenção é para onde ela aponta. Se pensarmos os pensamentos por trás das ações como sendo ações também então vemos que as ações são extensões a outras ações. Temos aí então ligação entre o que geralmente considera-se abstrato com o que é concreto. Le Fin.

cu1tur4

2 comentários:

Projetora disse...

Bem legal teu modo de explicar as conexões.. fica tão claro. :)

Nomad disse...

;-)

Postar um comentário